Conhecendo nosso Distrito
Objetivos do dia (para os dois períodos)
Obs.: O principal objetivo do dia é consolidar o que foi trabalhado no encontro anterior.
· Conhecer o raciocínio para criação da rosa-dos-ventos;
· Familiarizar-se com os pontos cardeais e colaterais localizando-os nas bússolas que serão usadas durante a realização projeto;
· Interagir com a comunidade e conhecer as ruas com seus respectivos nomes.
Desenvolvimento do trabalho
Nos primeiros 10 minutos, os alunos navegaram pelo blog.
Fiz uma revisão do que havia trabalhado na aula anterior, fomos fazendo uma retrospectiva dos passos para a construção da rosa-dos-ventos e também dos pontos cardeais e colaterais.
No pátio da escola fizemos a orientação pelo Sol e encontramos aproximadamente o Norte Geográfico e comparamos, a partir da análise com a bússola com o Norte Magnético.
Saímos para a complementação do trabalho de campo, fomos até a saída para o bairro do pinhalzinho, para a saída do bairro Ribeirão das Pedras e, para finalizar, a saída para Gonçalves.
Em todos os locais parávamos e os alunos encontravam o seu norte magnético. A partir daí fazia-lhes perguntas como:
· Quantos graus devo seguir para chegar à igreja?
· Quantos graus devo seguir para chegar á escola?
· Dentre outras.
“A criançada cansou de tanto andar, dei-lhes 10 minutos de relaxamento, antes do próximo projeto”.
Sementes para o futuro
Continuamos nosso plantio de araucárias.
Tivemos que ampliar o espaço existentes onde estamos colocando as caixas que já estão com pinhão.
Período Vespertino
Não realizei as atividades do projeto, pois não houve disponibilidade de horário.
Professor Marcelo
adorei...
ResponderExcluir