Escola Municipal Monsenhor José Carneiro pinto
Projetos: Sementes para o futuro.
Conhecendo nosso distrito
Professor: Marcelo Benedito de Souza
29/04/2009
Período Matutino
Conhecendo nosso Distrito
Objetivo do dia
· Compreender a importância das escalas;
· Conhecer as diversas representações que podem indicar uma escala;
· Perceber as diferentes escalas utilizadas em diversos mapas;
· Trabalhar com transformações de unidades de medidas(M-CM-KM);
· Analisar o tamanho real de áreas pré-definidas, no mapa em que estiver trabalhando;
Desenvolvimento do trabalho
Primeiramente distribuí um mapa para cada aluno, para realização de posteriores atividades.
Iniciei com explanando a necessidade em se usar a escala na construção de mapas, dando-lhes exemplos das diversas maneiras que as mesmas podem aparecer nos mapas.
Entreguei aos alunos uma folha xerocada, na qual explicava a utilidade e necessidade das escalas.
Passei algumas escalas na lousa, em centímetros, para que os alunos pudessem perceber como ocorre o processo de transformação da unidade de medida. Para que o conteúdo ficasse realmente assimilado, cada um encontrou a escala em seu mapa e anotou na lousa. Depois de terminada esta parte do trabalho, cada aluno foi descobrir, a partir da transformação da unidade, quanto valia (em Km) cada centímetro de seu mapa.
Num segundo momento cada aluno teve que escolher dois pontos distintos do seu mapa, para que um outro colega descobrisse o tamanho real do mesmo.
A supervisora da manhã visitou-nos, ela gostou das atividades realizadas.
Sementes para o futuro
Arrumamos e instalamos a mangueira que servirá para a irrigação das mudas.
No dia de hoje também plantamos umas mudas de cerejeiras que dão somente flor, doadas pela moradora do distrito, Dulcilene.
Projetos: Sementes para o futuro.
Conhecendo nosso distrito
Professor: Marcelo Benedito de Souza
29/04/2009
Período Matutino
Conhecendo nosso Distrito
Objetivo do dia
· Compreender a importância das escalas;
· Conhecer as diversas representações que podem indicar uma escala;
· Perceber as diferentes escalas utilizadas em diversos mapas;
· Trabalhar com transformações de unidades de medidas(M-CM-KM);
· Analisar o tamanho real de áreas pré-definidas, no mapa em que estiver trabalhando;
Desenvolvimento do trabalho
Primeiramente distribuí um mapa para cada aluno, para realização de posteriores atividades.
Iniciei com explanando a necessidade em se usar a escala na construção de mapas, dando-lhes exemplos das diversas maneiras que as mesmas podem aparecer nos mapas.
Entreguei aos alunos uma folha xerocada, na qual explicava a utilidade e necessidade das escalas.
Passei algumas escalas na lousa, em centímetros, para que os alunos pudessem perceber como ocorre o processo de transformação da unidade de medida. Para que o conteúdo ficasse realmente assimilado, cada um encontrou a escala em seu mapa e anotou na lousa. Depois de terminada esta parte do trabalho, cada aluno foi descobrir, a partir da transformação da unidade, quanto valia (em Km) cada centímetro de seu mapa.
Num segundo momento cada aluno teve que escolher dois pontos distintos do seu mapa, para que um outro colega descobrisse o tamanho real do mesmo.
A supervisora da manhã visitou-nos, ela gostou das atividades realizadas.
Sementes para o futuro
Arrumamos e instalamos a mangueira que servirá para a irrigação das mudas.
No dia de hoje também plantamos umas mudas de cerejeiras que dão somente flor, doadas pela moradora do distrito, Dulcilene.
Algumas fotos do trabalho com mapas e a visita da supervisora Dione...
Período Vespertino
Objetivos do dia
Obs.: O principal objetivo do dia é consolidar o que foi trabalhado no encontro anterior.
· Conhecer o raciocínio para criação da rosa-dos-ventos;
· Familiarizar-se com os pontos cardeais e colaterais localizando-os nas bússolas que serão usadas durante a realização projeto;
· Interagir com a comunidade e conhecer as ruas com seus respectivos nomes.
Desenvolvimento do trabalho
Fiz uma recapitulação da aula anterior, e para que não perdêssemos tempo fomos para a rua, terminando o que havíamos começado na aula anterior.
Fomos até a saída para o bairro do Pinhalzinho; até a saída para o Ribeirão das Pedras e a saída para a cidade de Gonçalves.
Em cada um dos locais encontramos seu norte e fomos observando em que direção se localizavam alguns pontos de referência como a Igreja, o campo de futebol, a escola, etc.
Mostrei-lhes que, de acordo que mudávamos de lugar tínhamos que seguir outra orientação para chegarmos ao ponto que estávamos analisando.
Exemplo.
Quando estávamos na saída para o pinhalzinho, a igreja se encontrava a 140º e quando fomos para a saída que leva à Gonçalves, a igreja se encontrava à 340º.
Terminando as localizações em pontos diferenciados do Distrito, voltamos para a escola.
Professor Marcelo
Objetivos do dia
Obs.: O principal objetivo do dia é consolidar o que foi trabalhado no encontro anterior.
· Conhecer o raciocínio para criação da rosa-dos-ventos;
· Familiarizar-se com os pontos cardeais e colaterais localizando-os nas bússolas que serão usadas durante a realização projeto;
· Interagir com a comunidade e conhecer as ruas com seus respectivos nomes.
Desenvolvimento do trabalho
Fiz uma recapitulação da aula anterior, e para que não perdêssemos tempo fomos para a rua, terminando o que havíamos começado na aula anterior.
Fomos até a saída para o bairro do Pinhalzinho; até a saída para o Ribeirão das Pedras e a saída para a cidade de Gonçalves.
Em cada um dos locais encontramos seu norte e fomos observando em que direção se localizavam alguns pontos de referência como a Igreja, o campo de futebol, a escola, etc.
Mostrei-lhes que, de acordo que mudávamos de lugar tínhamos que seguir outra orientação para chegarmos ao ponto que estávamos analisando.
Exemplo.
Quando estávamos na saída para o pinhalzinho, a igreja se encontrava a 140º e quando fomos para a saída que leva à Gonçalves, a igreja se encontrava à 340º.
Terminando as localizações em pontos diferenciados do Distrito, voltamos para a escola.
Professor Marcelo
turma de 2009
ResponderExcluirolhei e adorei as fotos.
maria giovana
O projeto é super legal mas na hora de fazer o relatório ... quebro a cabeça.
eu sei que as pessoas que faz o projeto brinca bastante mas o que o Marcelo estava fazendo de baixo da mesa????
ResponderExcluirgeizislaine