sexta-feira, 14 de agosto de 2009

5º DIA - Prof. Marcelo e Profª. Juliana

Escola Municipal Monsenhor José Carneiro pinto
Projetos: Sementes para o futuro.
Conhecendo nosso distrito
Reciclagem de papel
Professores: Marcelo Benedito de Souza e Juliana Ferreira da Costa

5º dia: 06/05/09 (quarta-feira)

Atividades com Professor Marcelo

Conhecendo nosso Distrito

Objetivos do dia

· Revisar as transformações das unidades de medida usadas nas escalas;
· Conhecer qual será a escala que utilizaremos em nossos trabalhos;
· Construir nosso instrumento de medição.

Desenvolvimento do trabalho

Fizemos um breve momento de revisão sobre a questão da transformação das escalas de centímetro para quilômetro e vice-versa. Passei uma atividade para cada aluno na lousa, percebi que realmente a “galerinha” assimilou o conteúdo.






Iniciamos nossa segunda parte do projeto dividindo a turma em duas equipes depois fomos até o pátio para construirmos nosso instrumento de medição. Entreguei os materiais aos alunos. Decidimos que faríamos um medidor com 100 metros, dividido de 10 em 10 metros sendo que o primeiro e último espaço deverá ser dividido de 1 em 1 metro.
O material utilizado foi barbante e duréx colorido.
Os alunos primeiramente marcaram, no chão do pátio, os tamanhos 10 metros e 1 metro e, colocaram a “mão na massa”.
Neste dia nosso trabalho ficou por conta disto.

Sementes para o futuro

Fomos até o terreno onde o plantio de mudas é realizado e plantamos mais alguns pinhões.
Enquanto um pessoal enchia os saquinhos, outros plantavam e outros iam irrigando.
A turma adora esta atividade, volta todo mundo bem sujinho para a escola.

Fotos "Semente para o futuro"

Passando pela praça

Iniciando os trabalhos

Mão na massa pessoal!!!!!!!


Regando nossos sonhos...

Olha que galera bonitaaaaaaaa!!!!!!

Período Vespertino

Objetivos do dia

· Compreender a importância das escalas;
· Conhecer as diversas representações que podem indicar uma escala;
· Perceber as diferentes escalas utilizadas em diversos mapas;
· Trabalhar com transformações de unidades de medidas(M-CM-KM);
· Analisar o tamanho real de áreas pré-definidas, no mapa em que estiver trabalhando;



Desenvolvimento do trabalho

Reuni os alunos no laboratório para que falássemos sobre a questão do horário do intervalo no período da tarde e ficou decidido que:
Ø Aquele que quiser comprar “algo” para lanchar, deverá fazê-lo antes do início das atividades;
Ø O lanche (diferente) deverá ser realizado dentro do laboratório, sem que os demais alunos percebam;
Ø Os alunos do projeto não tem autorização para brincar na quadra no intervalo, a mesma é de uso das crianças deste período.

Depois de esclarecida as regras, para o bom andamento dos
trabalhos, fomos até a quadra onde lhes foi entregue um mapa para cada aluno e pedi para que os mantivessem fechados naquele momento.
Entreguei-lhes uma folha que continha explicações sobre escala e, a partir daí, mostrei-lhes as diferentes maneiras que uma escala pode ser apresentada.
Nosso segundo passo foi o estudo da transformação do número escalonado em valores reais. Expliquei na lousa e pedi para que cada aluno encontrasse a escala de seu mapa e a escrevesse na lousa. Depois de realizada esta etapa, cada aluno encontrou pontos distintos no mapa que estava com ele e escolheu um colega para calcular o valor real daquele espaço.
Tenho que admitir, que alguns alunos não assimilaram muito bem o processo, mas a turma é muito unida e houve a colaboração dos demais participantes para que aqueles que estavam com maior dificuldade resolvessem sua tarefa.

Atividades com a Professora Juliana

1º momento: das 10 às 12 horas
Recolhemos os papéis das caixinhas (1,250 Kg)
Dividi a equipe em duas turmas: a 1ª: Jordana, Lucila e Claudilene e a 2ª: Lavínia, Diovana e Sebastião. Os demais participantes faltaram. Enquanto uma turma ficou comigo na laboratório na reciclagem, a outra ficou com o professor Marcelo desenvolvendo outras atividades. Após algum tempo, invertemos as turmas.
Pude perceber que assim, com menos alunos, o trabalho é mais proveitoso. Todos trabalham sem “atropelar” um ao outro e a satisfação de cada um fica bem visível. Pretendo seguir o mesmo esquema no período da tarde.

2º Momento: das 13 às 14:10 horas
Durante esse tempo trabalhei sozinha na reciclagem, pois precisava terminar o que havia começado de manhã por que a cor do papel necessário para o momento era “amarelo queimado” (papel encomendado) e o que estávamos fazendo era outro: marrom. Em seguida, já deixei o papel recolhido das salas de aula batido para que no quarto momento já fôssemos direto para os próximos passos da reciclagem.

3º Momento: 14:10 ás 15 horas
Caminhada no terreno do professor Marcelo.
Fomos até o terreno do professor Marcelo para conhecermos os trabalhos realizados pela turma do período da manhã: as mudas de araucária. Aproveitamos também para fotografar as diversas espécies de plantas existentes no terreno. Cada aluno ficará responsável por fazer a classificação taxonômica de uma espécie. E, detalhe: essas plantas foram cultivadas pelo próprio professor Marcelo.

4º Momento: das 15 às 17 horas
Fomos ao laboratório para continuarmos a reciclagem de papel. Cada aluno ficou responsável por um trabalho: cortando as bordas dos papéis reciclados: Laryssa,e Daniele; cortando fibras: Marcelo e Lucas e na reciclagem de papel: Onofre, Maria Lúcia e Cristina. E assim terminamos mais um dia de tarefa.

Professora Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e faça parte da história de nossa escola.